8 estádios da Copa do Mundo no Qatar

8 estádios da Copa do Mundo no Qatar

É um assunto que divide os brasileiros, uns amam pra caramba, outros odeiam. Mas, quando se fala do maior evento do mundo sobre o assunto, não tem jeito, todo mundo acaba acompanhando, nem que seja só para ver e torcer pelos jogos do Brasil e nada mais – já sabe do que estou falando né? Pois é, nem chegamos ainda nas Olimpíadas de 2020 e já há uma certa especulação quanto aos estádios que serão cenário da maior competição de futebol do mundo em 2022.

E não é pra menos, o Qatar tem umas coisas bem bacanas com relação aos oito estádios que serão sede da Copa do Mundo. O investimento do país tem sido pensado não apenas nesta infraestrutura de jogos, mas também em outros espaços de convivência.

Lusail Stadium

Situado em Lusail, esse estádio sediará as cerimônias de abertura e encerramento, e a final. O estádio está na casa dos 45 bilhões de dólares e terá capacidade para 86 mil pessoas. Projetado pela Manica Architecture e Foster + Partners, o empreendimento fica a 15 km da capital.

Lusail Stadium.jpg

Imagem: FIFA.com

Al Bayt

Situado em Al Khor, esse estádio é um dos maiores e irá receber uma das semi-finais. Tem espaço para 60 mil pessoas. Sua estrutura é inspirada em tendas beduínas, usadas por nômades que habitaram a região. Nas tendas originais, as cores remetiam a que tribo ou família eles pertenciam. No estádio, a cor predominante na parte externa é a preta, com listras brancas. Na parte interna, o vermelho predomina. O estádio foi projetado pela Aspire Zone Foundation.

Al Bayt.jpg

Imagem: FIFA.com

Ras Abu Aboud

Feito em um terreno a beira-mar, este estádio poderá ser desmontado e transferido de espaço após a Copa, uma vez que sua estrutura é feita a partir de contêineres reciclados, transformados em blocos modulares que lembrarão o entorno portuário. Com capacidade para 40 mil pessoas, foi projetado pelo escritório Fenwick Iribarren Architects.

Ras Abu Aboud.jpg

Imagem: FIFA.com

Al Thumama

A 12 km da capital Doha e com espaço para 40 mil espectadores, seu design é bem atrelado a cultura árabe. A parte externa é inspirada na trama da gahfiya, que é uma touca branca do vestuário tradicional masculino no país. O sistema de climatização desse estádio permite a temperatura interna seja de 18ºC todo o ano. É assinado pelo arquiteto Ibrahim Jaidah.

Al Thumama.jpg

Imagem: FIFA.com

Al Janoub

Localizado na cidade Al Wakrah, este estádio terá capacidade para 40 mil pessoas e sediará os jogos até as quartas de final. A ideia é que ele remeta a tradições marítimas locais, usando ondas na estrutura, para passar o efeito de estar dentro de um barco. Projetado pelo escritório Zaha Hadid Architects.

al janoub.jpg

Imagem: FIFA.com

Al Rayyan

Também em uma cidade de mesmo nome, o estádio tem uma facha que lembra o próprio relevo do país e possui capacidade para 40 mil pessoas. Esse estádio possui painéis fotovoltaicos para otimizar o consumo de energia. Foi assinado pelos escritórios AECOM, Ramboll e Pattern Design.

Al rayyan.jpg

Imagem: FIFA.com

Khalifa International Stadium

Este aqui foi construído em 1976 e passou por uma renovação para a Copa, adquirindo contornos mais atuais. Na parte interna, também há um bom controle climático. Foi projetado pela Aspire Zone Foundation.

Khalifa2.jpg

Imagem: FIFA.com