Como renovar o rejunte?

Como renovar o rejunte?

download.jfif

https://olivre.com.br/como-renovar-o-rejunte

Se você só ouviu falar do que é rejunte e não sabe bem do que estamos falando, não pense que este artigo não é para você, porque a verdade é que rejunte é um assunto que interessa a qualquer um que more em uma casa ou apartamento. Ele auxilia no acabamento de diversos trabalhos, como de azulejos e cerâmicas.

E, com o tempo, ele pode começar a ficar meio amarelado, meio craquelado, e visivelmente rachado. Vai falar que você nunca percebeu isso em algum cômodo da sua casa ou da sua casa de infância?

Muitos destes “sintomas” podem ocorrer pela forma como o rejunte foi aplicado, por exemplo, ele pode se soltar quando é utilizado em juntas que possuem sujeiras ou com a dosagem errada de água, quanto ele trinca, também é pela dosagem errada de água, quando ele mancha, é porque durante o preparo teve contaminação.

1.jpg

Imagem Ilustrativa: Google

Essas são apenas algumas coisas que podem te levar a renovar o rejunte, mas, o importante aqui é que, por algum motivo, você decidiu que está na hora de tirar o velho e colocar um novo, deixando a casa mais leve. E como você faz isso?

Antes de mais nada, retire o antigo rejunte – isso é possível de fazer com uma chave de fenda na diagonal ou um raspador de rejunte, raspe todos os rejuntes existentes nas junções.

2.jpg

Imagem Ilustrativa: Google

E, antes de passar para o próximo passo, limpe bem a região – não queremos que o novo se solte de cara. Utilize um pincel ou uma vassoura para se certificar que não irá ficar nenhum pó no espaço da onde o rejunte foi removido. Passe também um pano úmido pela região.

Prepare o rejunte seguindo as instruções e as medidas indicadas de água ou aditivo. Com uma espátula, aplique o material com movimentos diagonais, e depois, pressione com a espátula para se certificar que está preenchido.
Com uma esponja um pouco úmida, limpe a região e tire o excesso cuidadosamente. Depois disso, aguarde pelo tempo de secagem total, que pode variar de acordo com o tipo trabalho – se for Epóxi, é de 24 horas, se for Cimentício e Acrílico, 72 horas.

3.jpg

Imagem Ilustrativa: Google

Após o tempo esperado, aplique um selante e limpe a região.

Não é um processo difícil, mas requer muito cuidado e atenção para que o resultado final seja o esperado.