Novo

Novo "concreto" de cogumelos

Um cogumelo dá um toque distinto e especial em qualquer comida, pode ser utilizado para fins medicinais e também pode ser uma ótima matéria prima para confecção de tijolos. Por essa você não esperava, não é mesmo? 

Essa foi uma descoberta do micologista Philip Ross, que percebeu que o micélio – uma rede de fibras finas que os cogumelos formam sob o solo, é extremamente resistente quando seca e quando transformado em um material de construção, resiste ao fogo, água e mofo. 

O micélio pode ser moldado para assumir vários formatos, sendo fácil sua transformação em um tijolo de construção – e até mesmo móveis. É um material orgânico e biodegradável, e, depois de processado e seco, pode ser mais forte que o concreto comum. Além disso, pode vir a substituir plásticos à base de petróleo. 

tijolo-cogumelos-haus-2.jpg

Tijolo de Cogumelos - Fonte: Haus

A resistência e usabilidade deste material já foi testada em 2014, em uma instalação feita na instituição de arte nova-iorquina MoMA PS1. Projetada pelo arquiteto David Benjamim, do escritório The Living, a torre temporária Hy-Fy foi feita com tijolos orgânicos, que misturou fungos a resíduos agrícolas – um derivado do tijolo de Philip Ross. Ao fim da exposição de dois meses, os tijolos foram encaminhados para compostagem. 

BrG0u3jCUAAlERZ.jpg

Torre de tijolos orgânicos Hy-Fi, inaugurada no MoMA PS1 em 2014. Foto: divulgação/Inhabitat

BrGxXX5CIAA_fXP.jpg

Torre de tijolos orgânicos Hy-Fi, inaugurada no MoMA PS1 em 2014. Foto: divulgação/Inhabitat

O trabalho de Ross foi patenteado pela empresa de biomateriais, Ecovative, que continua trabalhando com material a base de fungos.