Soluções acústicas para as paredes

Soluções acústicas para as paredes

download.jpg

https://olivre.com.br/solucoes-acusticas-para-as-paredes

Se você mora em uma avenida, ou próximo a algum estabelecimento ou rua bem movimentados, você com certeza já passou algum momento em claro durante a noite por conta disso. Aí, o primeiro pensamento que surge para muita gente é criar uma camada de isolamento acústico para deixar as noites mais tranquilas.

Uma das soluções para isso poderia ser aquela famosa “casca de ovo”, uma espuma cheia de pontos e muito utilizada em estúdios, mas, será que é só isso que dá pra fazer? Será que é caro investir em um bom isolamento acústico para o ambiente? Por onde começar?

1.jpg

Imagem Espuma Acústica “Casca de Ovo” – Google Imagens

O primeiro passo é entender qual é o tipo da parede que o ambiente que você quer isolar possui – e, se você não conseguir fazer essa identificação sozinho, não tem problema não, procure um profissional para te auxiliar com este ponto, entenda a tipologia da parede e só daí pense em qual solução será a melhor.

E por que é importante entender qual o tipo da parede? Porque cada tipo possui um grau de isolamento diferente – e também porque o isolamento irá acarretar um peso ali, então se a decisão de ter esse sistema vier apenas depois que a obra já estiver rolando ou depois que a casa estiver pronta, é preciso saber se a parte estrutural suportará isso.

Para quem quer fugir da casca de ovo, existem outras opções bem bacanas e esteticamente falando mais bonitas, podendo fazer parte da composição do ambiente. Como o caso dos azulejos KT Impressions, que tem uma classificação do coeficiente de redução de ruído de 0.55 e possui seis padrões em 16 cores.

2.jpg

Imagem azulejos KT Impressions – Google Imagens

A Baresque também possui soluções inovadores e com design despojado para resolver o problema acústico: a Acústica Zintra Textures, a Zintra on Zintra e o Zintra Systems. O coeficiente de redução aqui varia de 0.35 a 0.90.

3.jpg

Imagem placas baresque – Google Imagens

Os blocos orgânicos da Muratto também são uma boa opção. São de Portugal, e em formato de painéis, feitos de cortiça reciclada, com acabamento em cores saturadas e modernas, dando ao ambiente uma composição mais despojada.

4.jpg

Imagem blocos orgânicos da Muratto – Google Imagens

Para paredes de drywall, forros, pisos e revestimento de instalações hidráulicas, mantas para isolamento termoacústico. Uma outra solução para reduzir o barulho que vem de fora e mais simples que as já apresentadas aqui, são janelas de PVC, que garantem um bom isolamento acústico ao ambiente.